Namo Amida Buda... Namo Amida Buda... Namo Amida Buda
O Centro
Budista Amitaba é um projeto de criação de um centro budista, baseado no voto
de renascer na Terra Pura de Amitaba, independente de corrente ou tradição
originária no leste e presente no Brasil. O Centro Budista Amitaba - Budismo
Terra Pura Independente busca fugir da ritualística oriental tentando
estabelecer um budismo propriamente brasileiro, recitando mantras e sutras
adaptados à nossa línguagem, ou traduzidos.
O Budismo
Terra Pura
(Texto do Rev. Shaku Hondaku - Maurício Ghigonetto)
O Budismo
Terra Pura é um ramo do Budismo Maaiana (Grande Veículo). O Budismo Terra Pura
também é chamado de “Escola do Lótus”, foi fundado na China no século V pelo
monge Hui-Yuan (334 – 416). Hui-Yuan era um erudito nos textos confuncionistas
e taoístas, foi à China onde se tornou
discípulo de um monge Budistas, Tao-an. Hui-Yuan convindou eruditos budistas e
confuncionistas para fundar a “Sociedade do Lótus Branco”. Hui-Yuan não tinha
pretensão de fundar uma escola, mas incentivar as pessoas a gerar o voto de
renascer na Terra Pura de Buda Amitaba, fundamentando-se nos Sutras:
Sukhavati-vyuha (de Amitaba [menor]; de Amitayus [maior]) e Amitayur-dhyana (da contemplação).
De acordo com
estes sutras, um monge, Dharmakara, fez 48 votos diante do Buda Lokeshvara-raja
(o 53º Buda). Este monge depois de alcançar a iluminação se tornou o
dhyana-buda Amitabha (o Buda da Luz e Vida infinitas), e assumiu o compromisso
de salvar todos os seres sencientes e de levá-los a uma Terra Pura (Buddha
Kshetra) no ocidente.
O 18º voto
assumido por ele seria o de não atingir o estado de Liberdade a não ser que ele
pudesse levar todos os outros seres ao mesmo estado, esse é o chamado “Voto
Original” (Purvanidana), um meio hábil para liberar os seres do samsara (ciclo
de vidas). Amitabha teria criado o nome sagrado (namadheya) para ser fácil de
manter e recitar.
Seu paraíso,
a Terra da Boa-aventurança (Sukhavati) seria um lugar completamente livre do
sofrimento, onde todos teriam as condições ideais para praticar o Dharma e
alcançar a iluminação. O Nascimento na Terra Pura seria espontâneo dentro de um
lótus, isto é, sem gestação. (sem causa e efeito). Diferentemente do Deva-loka
(reino dos Devas), a Terra Pura estaria fora do Ciclo de Vidas (samsara), assim
sendo, não haveria na Terra Pura sofrimento e delusão.
Existem
muitos outros textos sobre a Terra Pura na literatura budista maaiana, como o
“Pratyutpanna Samadhi Sutra” e o “Maaratnakuta Sutra”. Segundo o Maaratnakuta
Sutra o Buda Shakiamuni em pessoa pedira a seu pai e a 60.000 pessoas do clã
shakia que aspirassem renascer na Terra Pura. A Terra Pura é destinada a todos
os seres, sem excesão, independendo do nível de prática espiritual. A Terra
Pura é senão a nossa própria mente e Amitabha a nossa própria natureza
verdadeira. Renascer em Sukhavati é renascer em todas as Terras Puras, manter a
mente em Amitabha é manter a mente em todos os Budas.
Ashvagosha,
poeta e filósofo budista, em seu tratado “Maaiana Shradotptada Shastra” recomendou que os praticantes recitem o nome
de Amitabha para renascer na Terra Pura. Nagarjuna escreveu também sobre esse
assunto, e Vasubhandu ensinou que existem cinco portas para renascer na Terra
Pura:
1.
Venerar e Reverenciar o Buda;
2.
Recitar o mantra da repetição do Nome de Buda;
3.
Aspirar o renascimento em Sukhavati;
4.
Manter a mente focada nas Virtudes de Amitabha e
da Terra Pura;
5.
Transferir oo mérito da prática para todos os
seres.
O Trabalho
iniciado pelo monde Hui-Yuan foi continuado por T'an-Luan, Chie-che, Tao-ch'o,
Shan-Tao, Chih-ming e Yung-ming. Os monges Chang-lu, Tien-i, Yuen Hao, entre
outros integraram a prática da Terra Pura com a prática do Cha'n (Zen).
No Sutra do
Buda Avatamsaka, há uma seção sobre os dez grandes votos do Bodisatva
Samantabhadra para orientar os seres à Terra Pura, por isso, Samantabhadra é
considerado o primeiro patriarca do Budismo da Terra Pura. Tan-Luan (476 – 542)
desenvolveu o Budismo da Terra Pura, afirmando que só o poder próprio é
insuficiente para alcançar a iluminação,
sendo necessário também um “outro poder”, o poder de Amitabha, ou seja, o
“Próprio Poder” pode levar o praticante à desenvolver um apego à sí próprio,
sendo necessário que o praticante se desapegue de sí mesmo (confiar no Buda Amitabha). Tan-Luan enfatizou a prática
devocional na recitação do nome do Buda Amitaba. Originalmente o mantra era
“Namu Amitabhaya” (tomo refúgio em Amitabha), posteriormente se desenvolveu
para “Namu Amitabhaya Buddhaya” (Tomo refúgio no Buda Amitabha). Na China o
mantra se tornou: “Nan-mo O-mi-t'o Fo”, no Japão “Namu Amida Butsu”. No Budismo
Terra Pura Independente adaptamos ao português como “Nam' Amida Buda”.
Tan-Luan
classifcou seis técnicas básicas da meditação da Terra Pura, sendo tanto
técnicas de “parar” (Shamatha) quanto técinicas de “observar” (Vipashyana):
1.
A Porta do Voto: a porta Shamatha (parar). A
prática fundamental do Budismo Terra Pura é no voto de renascer na Terra Pura
do Buda Amitabha, fazendo com concentração perfeita.
1.1 Repetir o nome de Buda Amitabha é suficiente para limpar a mente e cessar às máculas mentais.
1.1 Repetir o nome de Buda Amitabha é suficiente para limpar a mente e cessar às máculas mentais.
1.2 Como a Terra Pura não é parte dos
Três Reinos [do desejo; da forma; da não forma], renascer lá é suficiente para
limpar a mente e cessar as máculas do corpo, da fala e da mente
1.3 O poder do próprio Amitabha é
suficiente para trazer a cessação para qualquer um que o chamar.
2.
A Porta da Contemplação: a porta do Vipashyana
(observar). Nesta prática o praticante focaliza sua atenção sobre a
contemplação, capaz de fazer cessar a confusão mundana e seus hábitos de
delusão. Existem três comteplações básicas (sobre as 13 contemplações do Sutra
da contemplação):
2.1 Contemplar a Perfeição e
Grandiosidade da Terra Pura;
2.2 Contemplar a Perfeição e
Grandiosidade do Buda Amitabha;
2.3
Contemplar a Perfeição e Grandiosidade dos Bodisatvas que renascem na Terra
Pura.
Namo Amida Buda Namo Amida Buda Namo Amida Buda
...
Recitação do Nome de Buda - Namu Amituofo (chinês)
Muito interessantes as postagens do grupo e eu só gostaria lembrar-los como uma forma de dica construtiva que a gnose é uma Falsa doutrina combatida à milênios por todos os Santos de verdade e que a república é a corrupção, não creiam em nenhuma dessas duas mentiras para que as traduções de vcs fiquem cada dia melhores. Obrigado pela atenção.
ResponderExcluirMuito feliz sua iniciativa!!! Sou adepto do Shin budismo, não filiado a nenhuma das três correntes de São Paulo. Moro em Campina Grande, Paraíba, onde não há nenhuma cultura budista com exceção da Soka Gakkai. Gostaria de colaborar seu propósito.
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