sábado, 28 de julho de 2012

Centro Budista Amitaba - Budismo Terra Pura Independente


Namo Amida Buda... Namo Amida Buda... Namo Amida Buda

O Centro Budista Amitaba é um projeto de criação de um centro budista, baseado no voto de renascer na Terra Pura de Amitaba, independente de corrente ou tradição originária no leste e presente no Brasil. O Centro Budista Amitaba - Budismo Terra Pura Independente busca fugir da ritualística oriental tentando estabelecer um budismo propriamente brasileiro, recitando mantras e sutras adaptados à nossa línguagem, ou traduzidos.

O Budismo Terra Pura
(Texto do Rev. Shaku Hondaku - Maurício Ghigonetto)

O Budismo Terra Pura é um ramo do Budismo Maaiana (Grande Veículo). O Budismo Terra Pura também é chamado de “Escola do Lótus”, foi fundado na China no século V pelo monge Hui-Yuan (334 – 416). Hui-Yuan era um erudito nos textos confuncionistas e taoístas,  foi à China onde se tornou discípulo de um monge Budistas, Tao-an. Hui-Yuan convindou eruditos budistas e confuncionistas para fundar a “Sociedade do Lótus Branco”. Hui-Yuan não tinha pretensão de fundar uma escola, mas incentivar as pessoas a gerar o voto de renascer na Terra Pura de Buda Amitaba, fundamentando-se nos Sutras: Sukhavati-vyuha (de Amitaba [menor]; de Amitayus [maior]) e  Amitayur-dhyana (da contemplação).
De acordo com estes sutras, um monge, Dharmakara, fez 48 votos diante do Buda Lokeshvara-raja (o 53º Buda). Este monge depois de alcançar a iluminação se tornou o dhyana-buda Amitabha (o Buda da Luz e Vida infinitas), e assumiu o compromisso de salvar todos os seres sencientes e de levá-los a uma Terra Pura (Buddha Kshetra) no ocidente.
O 18º voto assumido por ele seria o de não atingir o estado de Liberdade a não ser que ele pudesse levar todos os outros seres ao mesmo estado, esse é o chamado “Voto Original” (Purvanidana), um meio hábil para liberar os seres do samsara (ciclo de vidas). Amitabha teria criado o nome sagrado (namadheya) para ser fácil de manter e recitar.
Seu paraíso, a Terra da Boa-aventurança (Sukhavati) seria um lugar completamente livre do sofrimento, onde todos teriam as condições ideais para praticar o Dharma e alcançar a iluminação. O Nascimento na Terra Pura seria espontâneo dentro de um lótus, isto é, sem gestação. (sem causa e efeito). Diferentemente do Deva-loka (reino dos Devas), a Terra Pura estaria fora do Ciclo de Vidas (samsara), assim sendo, não haveria na Terra Pura sofrimento e delusão.
Existem muitos outros textos sobre a Terra Pura na literatura budista maaiana, como o “Pratyutpanna Samadhi Sutra” e o “Maaratnakuta Sutra”. Segundo o Maaratnakuta Sutra o Buda Shakiamuni em pessoa pedira a seu pai e a 60.000 pessoas do clã shakia que aspirassem renascer na Terra Pura. A Terra Pura é destinada a todos os seres, sem excesão, independendo do nível de prática espiritual. A Terra Pura é senão a nossa própria mente e Amitabha a nossa própria natureza verdadeira. Renascer em Sukhavati é renascer em todas as Terras Puras, manter a mente em Amitabha é manter a mente em todos os Budas.
Ashvagosha, poeta e filósofo budista, em seu tratado “Maaiana Shradotptada Shastra”  recomendou que os praticantes recitem o nome de Amitabha para renascer na Terra Pura. Nagarjuna escreveu também sobre esse assunto, e Vasubhandu ensinou que existem cinco portas para renascer na Terra Pura:
1.        Venerar e Reverenciar o Buda;
2.        Recitar o mantra da repetição do Nome de Buda;
3.        Aspirar o renascimento em Sukhavati;
4.        Manter a mente focada nas Virtudes de Amitabha e da Terra Pura;
5.        Transferir oo mérito da prática para todos os seres.
O Trabalho iniciado pelo monde Hui-Yuan foi continuado por T'an-Luan, Chie-che, Tao-ch'o, Shan-Tao, Chih-ming e Yung-ming. Os monges Chang-lu, Tien-i, Yuen Hao, entre outros integraram a prática da Terra Pura com a prática do Cha'n (Zen).
No Sutra do Buda Avatamsaka, há uma seção sobre os dez grandes votos do Bodisatva Samantabhadra para orientar os seres à Terra Pura, por isso, Samantabhadra é considerado o primeiro patriarca do Budismo da Terra Pura. Tan-Luan (476 – 542) desenvolveu o Budismo da Terra Pura, afirmando que só o poder próprio é insuficiente para alcançar  a iluminação, sendo necessário também um “outro poder”, o poder de Amitabha, ou seja, o “Próprio Poder” pode levar o praticante à desenvolver um apego à sí próprio, sendo necessário que o praticante se desapegue de sí mesmo (confiar  no Buda Amitabha). Tan-Luan enfatizou a prática devocional na recitação do nome do Buda Amitaba. Originalmente o mantra era “Namu Amitabhaya” (tomo refúgio em Amitabha), posteriormente se desenvolveu para “Namu Amitabhaya Buddhaya” (Tomo refúgio no Buda Amitabha). Na China o mantra se tornou: “Nan-mo O-mi-t'o Fo”, no Japão “Namu Amida Butsu”. No Budismo Terra Pura Independente adaptamos ao português como “Nam' Amida Buda”.
Tan-Luan classifcou seis técnicas básicas da meditação da Terra Pura, sendo tanto técnicas de “parar” (Shamatha) quanto técinicas de “observar” (Vipashyana):
1.        A Porta do Voto: a porta Shamatha (parar). A prática fundamental do Budismo Terra Pura é no voto de renascer na Terra Pura do Buda Amitabha, fazendo com concentração perfeita.
                   1.1  Repetir o nome de Buda Amitabha  é suficiente para limpar a mente e cessar às máculas mentais.
           1.2 Como a Terra Pura não é parte dos Três Reinos [do desejo; da forma; da não forma], renascer lá é suficiente para limpar a mente e cessar as máculas do corpo, da fala e da mente
           1.3 O poder do próprio Amitabha é suficiente para trazer a cessação para qualquer um que o chamar.

2.        A Porta da Contemplação: a porta do Vipashyana (observar). Nesta prática o praticante focaliza sua atenção sobre a contemplação, capaz de fazer cessar a confusão mundana e seus hábitos de delusão. Existem três comteplações básicas (sobre as 13 contemplações do Sutra da contemplação):
           2.1 Contemplar a Perfeição e Grandiosidade da Terra Pura;
           2.2 Contemplar a Perfeição e Grandiosidade do Buda Amitabha;
                   2.3 Contemplar a Perfeição e Grandiosidade dos Bodisatvas que renascem na Terra Pura.

Namo Amida Buda Namo Amida Buda Namo Amida Buda

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Recitação do Nome de Buda - Namu Amituofo (chinês)


3 comentários:

  1. Muito interessantes as postagens do grupo e eu só gostaria lembrar-los como uma forma de dica construtiva que a gnose é uma Falsa doutrina combatida à milênios por todos os Santos de verdade e que a república é a corrupção, não creiam em nenhuma dessas duas mentiras para que as traduções de vcs fiquem cada dia melhores. Obrigado pela atenção.

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  2. Muito feliz sua iniciativa!!! Sou adepto do Shin budismo, não filiado a nenhuma das três correntes de São Paulo. Moro em Campina Grande, Paraíba, onde não há nenhuma cultura budista com exceção da Soka Gakkai. Gostaria de colaborar seu propósito.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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